Procon Recife divulga pesquisa de preços de produtos para a ceia do Natal 2021

21.12.21 - 13H55
CEIA

Pesquisar os preços é a orientação do Procon Recife para quem pretende comprar produtos para a Ceia de Natal deste ano e para facilitar a vida dessas pessoas,  o órgão municipal de proteção  ao consumidor realizou um levantamento de preços dos principais itens que compõem a ceia natalina. A fim de promover a melhor referência de preços ao consumidor, os pesquisadores da Unidade de Educação do órgão analisaram um total de nove estabelecimentos na capital pernambucana. A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15  de dezembro deste mês.

A pesquisa abrange sete categorias, dentre elas estão: azeites, carnes e peixes, queijos (tipo reino), conservas, farofas prontas, frutas em caldas e espumantes, somando-se assim 77 itens. Entre os itens pesquisados, destaque para o preço do azeite de oliva que em uma rede de supermercado estava sendo comercializado por R$ 20,99 e em outro local, o mesmo produto custava R$37,50.

Baixe aqui a pesquisa completa

Importante salientar a atenção dada às compras, em decorrência dos aumentos abusivos de preços. O Procon Recife orienta a comparação dos preços nos diferentes estabelecimentos consultando a tabela que disponibilizamos, bem como pesquisas individuais. Acompanhar os preços ajuda a identificar os melhores preços.

Atualmente, o Procon Recife atende presencialmente em sua sede, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, e também nos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha). A população ainda pode acionar o Procon Recife pelo site procon.recife.pe.gov.br, pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas) e denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias) e também pelo 0800 281 1311, das 8h às 14h.

Alguns exemplos de variação de preços em estabelecimentos diferentes:

CHESTER CONGELADO PERDIGÃO
ASSAÍ: R$ 23,48
RM EXPRESS: R$ 28,90

QUEIJO DO REINO BORBOLETA
ASSAÍ: R$ 98,90
CARREFOUR: R$ 119,90

LOMBO TEMPERADO PERDIGÃO
MAKRO: R$ 30,90
PÃO DE AÇÚCAR: R$ 34,78

AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM CLÁSSICO (garrafa) GALLO 500ml
CARREFOUR: R$ 20,99
ASSAÍ: R$ 37,50

AMEIXA EM CALDA (lata) CEPÊRA 150g
BIG BOMPREÇO: R$  6,79
ATACADÃO: R$ 8,09

Dicas, orientações e direitos e deveres na hora da compra:

-Faça uma lista do que você quer;
-Pesquise em estabelecimentos de pequeno e grande porte;
-Compare preços;
-Confira os desconto ao passar o produto no caixa;
-Compare o valor final da cesta, não apenas os valores unitários;
-Preste atenção no prazo de validade dos produtos;
-Preste atenção no estado de conservação;
-Preste atenção na venda de produtos condicionados pela compra de outros;
-Denuncie as cobranças abusivas.