Secretaria de

Procuradoria Geral do Município do Recife

O número de série (chassi) fica no movimento central (junto ao ponto de fixação dos pedais), próximo a presilha do banco ou na gancheira (local de fixação da roda traseira). Caso não esteja em nenhum desses locais, recomendamos que entre em contato com o fabricante de sua bicicleta.

No momento da compra, solicite o chassi na nota fiscal.

Dicas importantes para você não cair em armadilhas

ATENÇÃO!

Ao utilizar caixas eletrônicos, tenha cuidado para não adquirir empréstimos sem querer. Caso você não saiba usar o caixa eletrônico, peça ajuda a alguém de sua confiança ou funcionário bancário. Fique atento com os funcionários das instituições identificados com crachás e coletes escritos “POSSO TE AJUDAR”. Na maioria das vezes, eles defendem os interesses dos bancos e tentam vender empréstimos mesmo sem você querer.

ALERTA!

As chamadas armadilhas do crédito fácil são quase irrestritas apenas às linhas de crédito, pois ocorrem ao fazer compras, ter cartões de crédito, empréstimo e saque fácil. A todo tempo somos abordados por instituições financeiras, bancos, vendedores, telefonemas, e-mails, mensagens de celular e até telas de caixas eletrônicos, oferecendo “crédito fácil” e empréstimo consignado.

ANTESde contratar um empréstimo, avalie de fato se realmente é necessário e se cabe no seu orçamento e o quanto a sua renda vai ser reduzida com a prestação a ser paga; pesquise a menor taxa de juros; resista aos pedidos dos familiares para aquisição de empréstimo, pois em tempos de crise econômica é recorrente que os chefes de família se socorram aos idosos como fonte adicional de crédito e renda.
NUNCA adquira crédito com pessoas estranhas na rua, em casa ou por telefone. Não assine contratos ou documentos sem a presença de familiares ou de alguém de total confiança; não permita que outras pessoas façam empréstimos em seu nome.
JAMAIS – forneça a senha do cartão de banco e o cartão para ninguém. Caso a pessoa não pague ou execute alguma transação que lhe comprometa, você que emprestou terá seu nome negativado.