Prefeitura realiza mutirão ‘Desenrola Recife’ para ajudar população a limpar o nome

Iniciativa da gestão municipal vai auxiliar moradores da cidade a ficarem aptos ao Desenrola Brasil, programa federal de renegociação de dívidas. Atendimento vai ocorrer em todas as unidades do Compaz, entre os 25 a 29, das 9h às 17h

O Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do Governo Federal, chega à nova fase e a Prefeitura do Recife entra no circuito para ajudar a população da cidade a aproveitar a oportunidade. A nova etapa vai valer para pessoas com renda de até 2 salários mínimos (R$ 2.640,00) ou inscritas no CadÚnico, que terão a oportunidade de quitar ou renegociar dívidas de até R$ 5 mil em excelentes condições. A exigência para acessar o programa é estar cadastrado na plataforma Gov.br e possuir conta nos níveis Ouro ou Prata. Para auxiliar o cidadão no processo de cadastro e habilitação ao ambiente de negociação, a Prefeitura vai realizar o mutirão Desenrola Recife, com atendimento presencial em todas as unidades do Compaz, de 25 a 29 de setembro, das 9h às 17h.

O mutirão é capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e pelo Procon Recife e tem o objetivo de fazer com que mais pessoas estejam aptas a participar do programa do Governo Federal quando ele estiver disponível para esse grupo. A previsão é início de outubro. Para ter acesso ao serviço nas unidades do Compaz, basta levar o celular.

“Nós queremos que o programa seja aplicado e disseminado em nossa cidade. Ao aderir e se credenciar na plataforma do Governo Federal, nós ajudamos o cidadão do Recife a limpar o nome para poder voltar para voltar a consumir e ter crédito, ajudando a economia. Muita gente tem interesse, mas precisa de ajuda nesse processo, então a gente chega mais próximo das pessoas com o atendimento para garantir que ele tenha a oportunidade de acessar as vantagens do Desenrola. Tirando o consumidor da inadimplência, ganha o cidadão, ganham as empresas e ganha a cidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Portela Florêncio.

O WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife (81 99117-1407) será um dos canais para divulgar a necessidade de se cadastrar no site Gov.br e obter o selo prata ou ouro para trilhar o caminho da negociação e deixar de ser negativado. Serão disparadas mensagens direcionadas, de acordo com o perfil do cidadão, com vídeos tutoriais de cadastro na plataforma Gov.br e de como proceder para a mudança de nível. Além disso, será enviada uma animação com a explicação do Desenrola Recife e os pontos de atendimento para quem não conseguir realizar sozinho.

O secretário-executivo do Procon Recife, André Azevedo, destaca que o “Desenrola Recife” é um programa importante para que muitos dos recifenses consigam recuperar as condições necessárias para obtenção de crédito. “O Procon Recife atuará na defesa dos interesses dos consumidores, e para isso nesse momento disponibilizará atendentes devidamente treinados para auxiliar o cadastramento dos cidadãos na plataforma ‘Gov.br’ para que estes estejam aptos no momento da abertura da janela de renegociação”, ressaltou.

DESENROLA BRASIL – O plano do Governo Federal com essa nova fase é diminuir o cenário de superendividamento desse grupo, que chega a R$ 78,9 bilhões em dívidas. Todos os débitos habilitados na plataforma poderão ser pagos em condições diferenciadas, à vista ou mediante financiamento em até cinco anos com juros de até 1,99% ao mês. Além disso, a repactuação da dívida tem garantia da União. Para se ter ideia da possibilidade do Desenrola Brasil no Recife nesta nova fase, a capital pernambucana tem cerca de 265 mil pessoas vinculadas ao CadÚnico (um dos recortes da nova etapa do programa) e apenas 70.934 (26,7%) possuem conta Prata ou Ouro.

Serviço: Desenrola Recife
Data: de 25 a 29 de setembro