Secretaria de

Procuradoria Geral do Município do Recife

Procon Recife debate direito do consumidor em evento nacional

O Procon Recife marcou presença na 33ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor, realizada nos dias 7 e 8 deste mês, em Salvador. O O objetivo da iniciativa foi discutir e deliberar sobre assuntos relacionados à defesa do consumidor no Brasil, e reuniu representantes dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

O evento na capital baiana representou o primeiro encontro do ano promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Na ocasião, o Procon Recife esteve representado pelo secretário-executivo de Defesa do Consumidor, André Azevedo, e pela gerente Jurídico, Janaína Vieira.

“Houve muito aprendizado e troca de experiências. Gestores de todo o Brasil tiveram a oportunidade de debater pautas importantes voltadas à defesa do consumidor e, como não poderia deixar de ser, o Procon Recife participou ativamente das discussões. Na bagagem trazemos muitos ideias”, ressaltou André Azevedo.

Nos dois dias da Reunião Ordinária, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas relevantes, como a atuação da SNDC junto às concessionárias de energia, racismo e a proteção das mulheres nas relações de consumo. A questão do superendividamento também mereceu atenção especial.

Para Janaína Vieira, o encontro deixou um saldo bastante positivo: “Esse tipo de iniciativa é muito importante, porque há muita troca de informação e de experiências exitosas que podem ser replicadas em outras cidades”.

Na quarta-feira (6), véspera do encontro nacional, o Fórum Procons Nordeste realizou a sua Reunião Ordinária, com a participação do órgão recifense de defesa do consumidor.