Nos dois dias de mutirão de negociação de dívidas vencidas realizado pelo Procon Recife, aproximadamente, 500 atendimentos foram registrados. Dentre os participantes nesta edição estavam a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Nordeste, Oi, Tim, Claro, Vivo, Compesa, Neoenergia e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O atendimento na quinta-feira (6) foi das 8h às 17h, mas nesta sexta-feira, em virtude das chuvas fortes, encerrou mais cedo, logo depois do meio-dia..
No primeiro dia foram 334 atendimentos e no segundo, 162. Eroneide Lima foi uma das primeiras a chegar, na quinta-feira(6), ao Compaz Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, local onde o mutirão foi realizado. Ela comemorou o acordo fechado com a Compesa e confessou que saiu mais aliviada. “Ninguém fica inadimplente porque deseja e fechar um acordo, fazer um parcelamento e saber que seu nome vai voltar a ficar limpo na praça é um conforto para meu coração”, falou.
Outro morador do Recife que buscou os serviços do mutirão foi Aluísio Brito e obteve uma redução de cerca de *82%* numa dívida com o banco. Uma débito com o Santander no valor de R$ 44 mil estava tirando o seu sono e ele confessou que quase não acreditou na proposta oferecida pelo banco no mutirão. “Vou voltar mais tranquilo para casa e dormir mais sossegado porque consegui reduzir a minha dívida para pouco mais de R$8 mil e vou pagar em 23 parcelas”, disse, exibindo um grande sorriso.
Jorge Luiz Viana foi ao mutirão para acompanhar a irmã que tentava, há alguns meses, negociar uma dívida com o banco. Ela realizou um parcelamento de acordo com a sua situação financeira e ele aproveitou para verificar com a CDL se também estava inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. “Eu não quis perder a viagem e aproveitei para ver minha situação e constatei que existe uma pendência financeira em meu nome e já vou tentar regularizar”, contou.
Pablo Bismack, secretário-executivo do Procon Recife, explica que o mutirão envolveu um total de 12 instituições, além da CDL, que procuraram oferecer a melhor proposta para o consumidor e muitas pessoas conseguiram negociar suas dívidas diretamente com seus credores com descontos diferenciados”, ressaltou o secretário.
Pablo ainda destacou que um novo mutirão deve ser realizado no final deste ano, quando as instituições parceiras, como bancos e operadoras de telefonia e demais fornecedores, deverão participar, oferecendo propostas para ajudar os cidadãos que estão enfrentando dificuldades financeiras e com dívidas pendentes.