Procon Recife realiza levantamento de preços de produtos para Semana Santa e Páscoa

Pesquisa aponta variação de até 392% no preço do bacalhau e 140,17% no valor do ovo de Páscoa

Uma importante pesquisa de preços foi realizada pelo Procon Recife nos dias 28 e 29 de março, em 11 estabelecimentos da capital pernambucana. Os fiscais do órgão municipal visitaram diferentes redes de supermercados localizados nos bairros de Santo Amaro, Graças, Espinheiro, Encruzilhada, Torre, Bongi, Jardim São Paulo, Barro e Areias para pesquisar os preços dos principais produtos adquiridos na Semana Santa e na Páscoa. A pesquisa aponta variação de preços de até 392% no Bacalhau e 140,17% no valor do ovo de Páscoa. Aperte aqui e confira a pesquisa completa.

Consta na lista relação com 81 itens em que o consumidor vai poder conferir os produtos e seus diferentes preços como chocolates, ovos de Páscoa, colomba pascal, peixes, leite de coco e vinho. “O consumidor pode e deve comparar a marca, o peso, o preço e o prazo de validade de cada produto”, recomenda Pablo Bismack, secretário-executivo do Procon Recife.

Na lista consta peixe tipo Bacalhau(1Kg) com preços entre R$18,29 e R$ 89,99. A recomendação do Procon Recife é verificar a qualidade do produto, a quantidade e o preço. No caso do Peixe Tipo Bacalhau, existe uma grande variedade de produto comercializado por indústrias diferentes, cuja diferença no preço do quilo pode chegar a 392%.

Também é possível encontrar produto da mesma marca, igual quantidade, mas com diferentes preços, a exemplo do ovo de páscoa com 183g, de uma determinada marca, sendo vendido no bairro do Espinheiro por R$42,99 e no bairro da Encruzilhada por R$17,90, uma variação de 140,17%.

O leite de coco, outro produto bastante consumido na Semana Santa, aparece na pesquisa com uma grande diferença de preço. A pesquisa aponta uma variação de preço de 139,78% no leite de coco da marca “Maiscoco” com 200ml, que pode ser encontrado por R$2,79 em um supermercado no Barro e por R$6,69 em outro supermercado no bairro das Graças.

O vinho Quinta do Morgado, com 750ml, apresenta uma variação de preços de 105%, sendo vendido por R$10,70 e R$21,99. Já o vinho Pérgola com 750ml apresenta variação de 66,82% com valores entre R$ 14,98 e R$24,99.

Como acionar o Procon Recife – O consumidor pode entrar em contato com o Procon Recife pelo Whatsapp (81) 3355 3286 ou pelo site procon.recife.pe.gov.br. Outra alternativa é realizar denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. Atualmente, o Procon Recife atende presencialmente em sua sede, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, e ainda nos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha).